terça-feira, 4 de outubro de 2011

Simples lições do futebol #43


Sporting x Lazio
Ás vezes de onde mais se espera, acontece nada; e de onde não se tem nenhuma pretensão, surge o extraordinário. Uma lição que o futebol é pródigo em demonstrar. A última aula de vida do futebol foi no segundo jogo da fase de grupos da bem chata Liga Europa.


 A partida era Sporting Lisboa contra o time romano da Lazio, o jogo estava 2x1 para a equipe lisboeta, que marcou os tentos na etapa inicial. No segundo tempo, quem pressionava e mandava no jogo era o time italiano, em função da expulsão de um jogador do time português. Tal pressão resultou em dois lances que os romanos reclamaram veemente de pênalti. A reclamação foi tão taxativa que o arbitro expulsou o técnico da Lazio, o esloveno Edoardo Reja, ainda no inicio do segundo tempo.  Nesse momento, acontece um fato único que mostra um pouco do que o futebol em seu caráter lúdico e fantástico tem a oferecer ao mundo. O treinador da Lazio expulso tem que acompanhar o restante do jogo da arquibancada do Alvalade, junto com a torcida dos Sporting. Uma previsão realista é que não terminaria bem o técnico rival no meio da torcida adversária. No entanto, o jogo jogado joga para escanteio a realidade e fica com a magia sincera. Os Leões, torcedores do Sporting, e o treinador Reja são apaixonados por futebol e por isso, se divertem com a situação.

Torneio chato
Como o time italiano perdia o jogo e tinha um atleta a mais, atacava ferozmente contudo os bons atacantes em péssima tarde perdia um gol atrás do outro. Da arquibancada, Edoardo Reja entrava em desespero a cada chance desperdiçada e os torcedores do Sporting... o consolavam. Claro que não houve captação do áudio, mas os gestos e sorrisos dos torcedores lusos pareciam dizer “Calma lá, futebol é assim”. O técnico respondia com sorrisos também, parecendo explicar como o atacante deveria ter procedido no lance. Assim seguiu, durante todo o restante do jogo: Lazio atacando, jogadores perdendo gols fáceis, técnico desesperado mas rindo e sendo confortado pelos próprios rivais.   

Um jogo bom, mas até certo ponto insignificante, que poderia passar batido se não fosse esse fato. De um Sporting X Lazio despretensioso, o futebol dá uma aula de tolerância a risos e simpatia.

                                      Aos 4:40 do video abaixo, os atacantes da Lazio perdem chances consecutivas e Reja é consolado pelos adeptos:



Em entrevista ao ótimo site luso Mais futebol, Edoardo Reja foi questionado sobre o fato inusitado:
 Quando esteve na bancada, o que disse aos adeptos do Sporting?
Nada de especial, eles benzeram-se quando desperdiçamos aquela oportunidade que foi à barra. Disseram que grande sorte. Depois trocámos algumas opiniões e até nos rimos no final. Quero agradecer a esses adeptos porque foram muito queridos comigo. Nas oportunidades que desperdiçámos, vinham consolar-me, foram muito simpáticos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário