terça-feira, 25 de junho de 2013

Brasil e o brasileiro



Duas coisas bem distintas são o Brasil e o brasileiro. O Brasil odeia o brasileiro, o brasileiro ama o Brasil e todos os povos que formaram, e formam, o Brasil. Muitas idéias já foram formadas ao longo sobre o que é o Brasil, sempre no sentido de cercear, controlar e marginalizar os brasileiros: no inicio, terra para enviar os degradados para exterminar os índios e refúgio para afastar os judeus de Portugal; depois um ótimo lugar para fazer dinheiro às custas do trabalho dos escravos e pobres brasileiros. Brasileiro é quem trabalha e sobrevive ao Brasil. Dessa sobrevivência resultou uma riqueza cultural inigualável, como define esperançoso Darcy Ribeiro “a mais bela província da terra está condenada a ser a mais feliz, por que é a mais triste e sofrida”. A resistência do brasileiro ao Brasil o impediu de odiar outros povos, fez-se a miscigenação que dá cor ao brasileiro. Não foram poucos os povos que ficaram ao lado dos brasileiros e o formaram: os diversos povos indígenas e negros resistiram simultaneamente, sendo seguidos por espanhóis, italianos, judeus, alemães, austríacos, japoneses, poloneses, bolivianos, chineses, haitianos. Sempre condenadas por não “serem do Brasil”. Sempre aceitos entre os brasileiros.

Ontem, muitos foram cantar pelo brasil, outros foram lutar pelo Brasileiro. Os primeiros receberam o carinho da mídia, que trata estes como um cãozinho babão dando ordens e rindo, os outros encontram a bárbara repressão dos fascistas e da polícia, a mídia chama esses de “vândalos”, o que reproduzem aos latidos os cãezinhos. Não percebem as coleiras que o prendem.

No auge da sua vastidão, o Brasileiro lutou contra o brasil, mas não sozinho: era os judeus se levantando em Varsóvia, era os palestinos lutando contra a ocupação de Israel, era os tibetanos lutando contra a China, era os negros lutando pelos direitos nos EUA, era os indígenas de toda a América lutando contra o genocídio, era os italianos e espanhóis que fizeram as greves em São Paulo nos anos 10, são os povos que lutam hoje pela manutenção dos direitos por toda a Europa e tantas outras lutas. A luta dos povos mundo está com o brasileiro, pois os povos do mundo formam os brasileiros.

O MELHOR DO BRASIL É O BRASILEIRO E O MELHOR DO BRASILEIRO É O INTERNACIONALISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário